E-MAIL:    SENHA: 







E-mail
Senha
 
Cadastre-se!
Enviar para um amigo  |  Imprimir  |  Voltar
IBEDESS > NOTÍCIAS > NEWSLETTER

EVENTO ADIADO PARA 2012

Conexão Saúde – Feira de Excelência em Saúde Humana

Com o adiamento da Feira para 2012, o IBEDESS também modificou a data do Seminário para março. Os dias ainda não foram definidos. Palestrantes e coordenadores serão mantidos, mas a programação poderá sofrer modificação em decorrência da agenda dos convidados.
 

"Regulamentação do SUS".
Coordenador: Helton Freitas, Presidente da UNIMED-BH.
Palestrante convidado: Helvécio M. Miranda, Secretário de Atenção à Saúde, Ministério da Saúde.
Debatedores convidados: Representantes da Secretaria Estadual de Saúde de Minas Gerais, Conselho Estadual de Saúde e Confederação Nacional de Saúde.

O Decreto Presidencial 7508, publicado dia 28 de junho,  regulamenta a Lei 8080/90 que trata do Sistema Único de Saúde nos seguintes aspectos: planejamento da saúde, atenção básica e articulação interfederativa. 
 

"Integralidade e  Judicialização da Saúde".   
Coordena
dor: Dr. Gilmar M Soares, Presidente da ABRAMGE-MG.
Palestrante convidado:    Dr. Fausto Pereira dos Santos, Assessor Especial do Gabinete do Ministro da Saúde.
Debatedores convidados: Representantes da  Secretaria Municipal de Saúde de Belo Horizonte, Promotorias de Justiça de Defesa da Saúde, CAO/Saúde e Instituto de defesa do Consumidor.

"Resultados Esperados do Projeto de Lei sobre a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH)".
Coordenador: Dr. Porfíro Andrade, Grupo Santa Casa/Federassantas.
Palestrante convidado: Dr. José Rubens Rebelatto, Diretor do Departamento de Hospitais Universitários do MEC.
Debatedores convidados: Representantes do Hospital das Clínicas da UFMG, Hospital das Clínicas da USP e Hospital Universitário São José. 

Dia 25 de setembro, o plenário da Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei do Executivo, que cria a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) para administrar hospitais universitários federais e regularizar a contratação de pessoal desses órgãos.
 

"Experiências de Absorção de Tecnologias de Saúde" 
Coordenador: Dr. José Augusto Ferreira, Presidente da FENCOM.
Palestrante convidada: Dra. Kalypso Chalkidou, Projeto NICE, Inglaterra.
Debatedores convidados:  Dra. Silvana Kelles, Grupo de Avaliação de Tecnologias de Saúde, UNIMED-BH e representantes do  HC/UFMG, Projeto Cochrane, e Agência Nacional de Vigilância em Saúde, ANVISA.
 

Palestra "Avaliação dos Primeiros 20 Anos do SUS".
Coordenador: Dr. Cristiano Mata Machado, Presidente do SINMED-MG.
Palestrante convidado: Dr. Bernard Couttolenc, Presidente do Instituto Performa.
Debatedores convidados: Representantes da  Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade, Conselho de Secretários Municipais de Minas Gerais, COSEMS-MG e Comissão de Saúde da Assembléia Legislativa de Minas Gerais.
Dia 9/11 - 15h
 

"Novas formas de Incentivo e Remuneração em Saúde".
Coordenador: Dr. Lincoln Ferreira, Presidente da AMMG.
Palestrante convidado:   Dr. Cesar Abicalaffe - Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS).
Debatedor convidado, representante do Observatório do Trabalho Médico de Minas Gerais.

O atual modelo de remuneração é um dos principais desafios do setor de saúde. Sistemas público e privado estudam novas modalidades de pagamento para os prestadores de serviços de saúde, incentivando os resultados e a qualidade da atenção e contando com indicadores e mecanismos para medir estes resultados.
Em agosto, o IBEDESS recebeu o médico, consultor da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), Cesar Abicalaffe, que ministrou a palestra  "O uso da avaliação de desempenho e do pagamento por performance como estratégia de gestão". 
 

Palestra  "Comunicação em Saúde: da teoria à prática". 
Coordenador: Daniela Colen – Jornalista, Assessora de comunicação do IBEDESS e Coordenadora do Grupo Comunicação Saúde.
Palestrante: Grupo Comunicação Saúde.
Debatedores: Márcia Siqueira – Gestora da Assessoria de Relações Institucionais da UNIMED BH, Nadjanaira – Jornalista, diretora da Atitude Comunicação, Bárbara Elizabeth - Assessora de comunicação da Sta. Casa de Barbacena, representante da AMMG, Gisele Bicalho - Gerente de comunicaçã da SES/MG, Dr. José Carlos Collares Filho - Diretor de MKT da AMB.

O objetivo da palestra, direcionada aos gestores, profissionais e estudantes de comunicação, é promover uma reflexão sobre a importância da comunicação na área da saúde, as atribuições deste departamneto e como ele deve atuar estrategicamente. Também serão discutidas as principais dificuldades encontradas pelos profissionais de comunicação e as soluções propostas para fazer a comunicação acontecer dentro da empresa.
 

Palestra "A Cadeia Produtiva do Complexo Industrial da Saúde".
Coordenador:  Dr. Castinaldo Bastos Santos, Presidente do Sindicato dos Hospitais, Clínicas e Casas de Saúde do Estado de Minas Gerais.
Palestrante convidado:  Dr. Ricardo Machado Ruiz, Faculdade de Ciências Econômicas da UFMG, CEDEPLAR.
Debatedores convidados: Representantes da  APL/BIOTEC de Minas Gerais, Fundação Ezequiel Dias, Centro de Pesquisas René Rachou da FIOCRUZ.
 

15h:  Palestra "Preparando o Sistema de Saúde da RMBH para a Copa do Mundo".
Coordenador: Dr. Reginaldo Teófanes, Presidente da AHMG.
Palestrante convidada: Dra. Mariana Palha, Medical Trav Brasil.
Debatedores convidados: Representantes da Agência de Desenvolvimento da RMBH; Belotur, Secopa e Projeto Turismo de Saúde da RMBH.

O Brasil pode ser considerado um dos grandes centros de excelêcia em saúde do mundo. Neste roteiro, Belo Horizonte ganha destaque com o projeto - BH Health Tour, coordenado pela Associação de Hospitais de Minas Gerais.
O programa pretende consolidar a capítal mineira como um importante cluster, aproveitando o crescimento do turismo médico (30% ao ano), os  investimentos significativos (11 mil dólares por caso) e a realização dos eventos internacionais nos próximos anos. 
Participam do projeto: Hospital de Olhos Ricardo Guimarães, Instituto Mário Penna, Hospital Felício Rocho, Hospital Vera Cruz, Hospital Luxemburgo e Hospital Vila da Serra.