E-MAIL:    SENHA: 







E-mail
Senha
 
Cadastre-se!
Enviar para um amigo  |  Imprimir  |  Voltar
IBEDESS > NOTÍCIAS > NEWSLETTER

Carlos Eduardo Ferreira
Edição 01

Apresentação

A crise pode ser uma oportunidade para a construção de soluções inovadoras. Na área da saúde, a insatisfação dos atores atuantes levou a criação de um canal para que as instituições, que não se entendiam, pudessem buscar  as soluções para seus problemas, beneficiando todo o setor. Assim nasceu o IBEDESS. 
Antes de se tornar personalidade jurídica, com estatuto e regras, em 15 de outubro de 2007, representantes das instituições que compõem o Instituto se reuniram por mais de um ano, semanalmente, para responder a pergunta: Qual a solução para o setor saúde? Todas as insatisfações e conflitos foram claramente discutidos, tornando possível a construção de um planejamento estratégico interinstitucional e de um projeto possível de ser executado. 
A palavra união tão falada, mas pouco praticada, tomou outro significado: produzir valores com qualidade e custos acessíveis, levando as instituições a se agruparem em função de suas missões e objetivos. Esse é o papel do IBEDESS. Ajudar a construir soluções inovadoras para o setor saúde, criando um sistema ganha-ganha. 
Contamos com sua participação e apoio.

Carlos Eduardo Ferreira
Presidente

Carlos Eduardo Ferreira e Bernard Couttolenc

Desempenho Hospitalar no Brasil - Em Busca da Excelência - Comissão independente estuda temas relevantes do livro para promover a reforma

O lançamento da versão em português do livro Desempenho Hospitalar no Brasil - Em Busca da Excelência, de Gerard M. La Forgia e Bernard Couttolenc, realizado, dia 9 de fevereiro, em Belo Horizonte, aqueceu as discussões sobre a necessidade de uma reforma hospitalar que melhore a eficiência, a organização e o desempenho dos hospitais no Brasil.  
Seguindo a primeira recomendação dos autores, criou-se uma comissão independente, com a participação dos principais formadores de opinião e atores do setor. O Grupo, que se reúne regularmente, identificou os assuntos prioritários para o desenvolvimento de pesquisas mais aprofundadas. Esses novos resultados serão disponibilizados num website, ainda em desenvolvimento. 
O IBEDESS participa das reuniões promovidas pelo Grupo e propõe que a Região Metropolitana de Belo Horizonte seja um dos pontos de partida para a implantação das ações propostas pelos autores, servindo de modelo para o restante do país.
O livro Desempenho Hospitalar no Brasil está à venda na COOPMED (Av. Alfredo Balena, 190), na livraria Interminas (Av. Alfredo Balena, 181) ou pelo site www.editorasingular.com.br
Foto: Ana Cristina Murta 
 

Presidente do IBEDESS assina Pacto na PBH

Aliança Contra a Dengue

Você já combateu a Dengue hoje? Neste ano, em Belo Horizonte, até a primeira semana de março, foram notificados 2.802 casos. Para evitarmos que a situação se agrave, é preciso que cada um faça a sua parte. 
Segundo o Pacto de Belo Horizonte para o Controle da Dengue, firmado entre a Secretaria Municipal de Saúde de Belo Horizonte, o IBEDESS e as instituições que representam a sociedade civil, “O combate ao Aedes Aegypti é responsabilidade de cada um e exige o envolvimento de toda a sociedade, o compartilhamento de responsabilidades e a integração de esforços. A dengue traz conseqüências graves além do sofrimento do paciente, implicando em despesas médico-hospitalares, afastamento das atividades com o conseqüente comprometimento econômico e produtivo”.
As ações propostas pelo IBEDESS incluem uma agenda do setor saúde, objetivando reduzir o Índice de Infestação Predial do próximo ano. Em janeiro de 2009, o índice na capital atingiu 3,9%, número superior ao ano passado quando foram registrados 12.838 casos em BH, o mais alto desde 1998. 
Os interessados em reproduzir o material desenvolvido pela Prefeitura de Belo Horizonte podem entrar em contato com o IBEDESS. As peças publicitárias trazem dois depoimentos: uma mãe que relata a morte de sua filha e uma médica que teve dengue hemorrágica, o estágio mais grave da doença. A idéia é mostrar que ninguém está livre da doença e que ela mata.
Foto: Fernando Grilo

Carlos Eduardo Ferreira, Luiz Roberto Barradas Barata e Porfírio Marcos Rocha Andrade
Ciclo de Debates 
  
O IBEDESS iniciou seu Ciclo de Debates com o tema Parceria Público Privada. O convidado, o Secretário de Saúde de São Paulo, Luiz Roberto Barradas Barata, apresentou as experiências de São Paulo e defendeu a iniciativa das parcerias público-privadas como uma forma de melhorar a gestão, aliando o controle estatal à agilidade e eficiência da rede privada. 
Em São Paulo, dos cerca de 70 mil leitos ofertados pelo Sistema Único de Saúde (SUS), 41 mil são contratados de hospitais particulares ou filantrópicos. As Organizações Sociais de Saúde (OSs), modelo adotado pelo governo do Estado para a gestão de hospitais e centros de saúde, apresentam os seguintes resultados: 95% de aprovação dos usuários, produtividade 25% maior que os hospitais da administração direta, agilidade e economia do dinheiro público. Os custos das OSS são 10% inferiores que os hospitais da administração direta, na média.
Para enriquecimento do debate, Dr. Porfírio Marcos Andrade, Superintendente Geral da Santa Casa de Belo Horizonte e membro do Conselho Administrativo do IBEDESS, apresentou a experiência da Santa Casa, relativa ao Centro de Especialidades Médicas, e levantou alguns pontos críticos que impedem o pleno desenvolvimento do processo.
Para finalizar sua apresentação, o Secretário Luiz Roberto Barradas Barata afirmou que a obtenção de bons resultados depende da adequada escolha do parceiro com experiência gerencial e espírito público; da integração com o sistema público de saúde (SUS), com acompanhamento e controle social e da elaboração do Contrato de Gestão com metas claras, de fácil quantificação e avaliação.
O próximo debate acontece em abril.
Foto: Fernando Grilo

On-line

O site do IBEDESS estará disponível a partir de abril. A página eletrônica pretende ser uma referência na divulgação de informações para o setor, contendo publicações importantes, artigos e notícias atualizadas diariamente. O endereço é www.ibedess.org.br