E-MAIL:    SENHA: 







E-mail
Senha
 
Cadastre-se!
Enviar para um amigo  |  Imprimir  |  Voltar
IBEDESS > NOTÍCIAS > NEWSLETTER

Edição 19 - Setembro de 2010

Remuneração

O tema remuneração está sendo amplamente discutido pelas entidades de saúde do país. O professor Afonso José de Matos, Diretor da Planisa, apresentou ao IBEDESS  o "Projeto de Aperfeiçoamento do Modelo de Remuneração de Serviços Hospitalares".
A proposta mostra caminhos para solucionar os  impasses comuns entre médicos, hospitais e operadoras, abordando desde a importância de se estabelecer um plano e uma metodologia de trabalho e adequar o processo de gestão, até mudanças de comportamento. O material está disponível no site do IBEDESS e um DVD com a apresentação será encaminhado aos hospitais de Minas Gerais. 
A Federação Nacional das Cooperativas Médicas - FENCOM também têm realizado reuniões sobre o tema, demonstrando a importância da participação do médico em todo o processo.

Glossário Comunicação Saúde
 

Na próxima quarta-feira, 6 de outubro, o Grupo Comunicação Saúde recebe a imprensa e representantes dos principais hospitais e entidades de saúde do Estado, às 19 horas, na FUNDAFFEMG (Rua Sergipe, 893 - Funcionários - BH/MG) para o lançamento do Glossário. Também será comemorado o aniversário de um ano do Grupo, iniciativa coroada com importantes parcerias, troca de experiências e ampliação do conhecimento.
O Glossário tem como bjetivo ser um referencial para a imprensa na escolha dos termos utilizados, facilitando a compreensão e agilizando a rotina dos profissionais.  
Mais informações: comunicacao@ibedess.org.br

Turismo de Saúde

De acordo com o Ministério do Turimo,  “Turismo de Saúde é uma atividades turística decorrente da utilização de meios e serviços para fins médicos, terapêuticos e estéticos”. Embora seja uma das atividades mais antigas da humanidade, somente agora tem atraído a atenção de governos e empresários em todo o mundo.
Segundo dados apresentados durante a "Medical Travel Meeting Brazil”, primeiro evento internacional para operadoras de saúde, brokers e facilitadores internacionais, realizado em agosto, em São Paulo, apenas 180 mil pessoas do exterior buscaram o Brasil para tratamentos médicos nos últimos três anos. Já a Tailândia, por exemplo, recebeu 1,2 milhão de pacientes em 2007.
O grande objetivo dos setores - turismo e saúde - é  aquecer este mercado, já que a medicina brasileira é uma das mais respeitadas por especialistas do exterior pela alta qualidade dos seus hospitais e equipes médicas.
Em Belo Horizonte, a Associação de Hospitais de Minas Gerais - AHMG, com o apoio da Belotur, IBEDESS  e suas entidades, coordena um  grupo de trabalho para desenvolver e fomentar esse segmento na capital mineira. Todos os hospitais envolvidos investem na certificação internacional e  na qualificação de seus profissionais, garantindo serviços e atendimento de excelência.
Para capacitação dos colaboradores em língua estrangeira, a AHMG conta com uma importante parceria com a Fundação Mineira para o Desenvolvimento Hospitalar - FMDH, que fornecerá cursos diferenciados aos profissionais de saúde.
Mais informações: (31) 3296-0076