E-MAIL:    SENHA: 







E-mail
Senha
 
Cadastre-se!
Enviar para um amigo  |  Imprimir  |  Voltar
IBEDESS > NOTÍCIAS > NEWSLETTER

Edição 16 - Junho de 2010

Proposta para a Sustentabilidade do Sistema de Saúde Brasileiro

O IBEDESS produziu um importante documento visando a sustentabilidade do setor de saúde brasileiro. A proposta  das entidades mineiras foi apresentada na Hospitalar 2010, em São Paulo, e entregue também ao Ministro da Saúde José Gomes Temporão.  
 Nos próximos meses, o Instituto se reúne com empresários, jornalistas e candidatos à presidência e governos de estado para debater o assunto. 
O documento apresenta os gargalos e desafios enfrentados, traz exemplos de ações positivas no Brasil e no exterior e aponta as possíveis soluções para os problemas. Entre os estudos realizados: Incorporação de novas tecnologias, materiais e medicamentos;  Definição dos papéis dos setores público e privado; Remuneração;  Judicialização; Recursos humanos e financeiros.
Conheça o documento.
Comentários e sugestões podem ser enviados para: comunicacao@ibedess.org.br
 
Diagnóstico para uma melhor capacitação profissional

O consultor do IBEDESS, Cesar Vieira, apresentou à Câmara Técnica de Saúde e Biotecnologia do Conselho de Desenvolvimento Econômico de Belo Horizonte - CODECOM, em reunião realizada na Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Informação, de Belo Horizonte, a proposta do Observatório de Recursos Humanos da Saúde da FACE-UFMG para a realização de um  Diagnóstico e Dimensionamento da Força de Trabalho em Saúde, na capital mineira.
A proposta foi solicitada pelo IBEDESS com o objetivo de identificar as necessidades de recursos humanos  do setor de saúde de Belo Horizonte e promover uma capacitação mais adequada aos profissionais. Esta iniciativa será desenvolvida de forma coordenada com o ensino de idiomas estrangeiros para profissionais de saúde da capital, que é parte do projeto Turismo de Saúde, já em desenvolvimento, através de uma parceria das entidades do IBEDESS com a BELOTUR.
1º Aniversário

Dia 2 de julho, o Grupo Comunicação Saúde, formado por representantes de diversos hospitais de MG e instituições como: Associação de Hospitais de Minas Gerais (AHMG), Associaçãio Médica de Minas Gerais (AMMG), Federassantas, Unimed BH, Fhemig, Feluma, Fundamig, Instituto Mário Penna e Fundaffemg, entre outras, chega ao 12º encontro.
O evento para a comemoração de um ano acontecerá em agosto, quando  o  Grupo apresenta o Glossário Comunicação Saúde, material produzido para profissionais de comunicação que atuam no setor e a imprensa.
Em agosto, o Grupo também promove, na AMMG, para estudantes de comunicação, medicina e gestão hospitalar, o Simpósio Gestão na Graduação Médica - A Comunicação como Pilar do Desenvolvimento Profissional.
Mais informações: comunicacao@ibedess.org.br  / (31) 3296-0076.