E-MAIL:    SENHA: 







E-mail
Senha
 
Cadastre-se!
Enviar para um amigo  |  Imprimir  |  Voltar
IBEDESS > NOTÍCIAS > NEWSLETTER

Edição 14 - Abril de 2010

IBEDESS Apresenta Proposta para Sustentabilidade do Setor de Saúde 

Durante a Hospitalar, o IBEDESS apresenta sua proposta para a sustentabilidade do Sistema de Saúde do Brasil.
O documento, que será entregue aos representantes da sociedade civil, entidades nacionais da saúde, candidatos e líderes políticos nacionais e estaduais, é assinado pelas principais instituições mineiras, com participação efetiva de médicos, hospitais e operadoras.
De acordo com o documento, nos últimos 20 anos, o Sistema de Saúde do Brasil conseguiu realizar avanços importantes, tanto na sua estrutura organizativa como no seu funcionamento operacional.  No entanto, existem questões complexas que vão além de temas como financiamento e gestão.
A proposta do Instituto ressalta os grandes desafios a serem vencidos e propõe soluções.
O documento estará disponível durante a Hospitalar, de 25 a 28 de maio, na ExpoCenter Norte, em São Paulo, no estande do IBEDESS.

Agenda
  • O Grupo Comunicação Saúde se reúne, dia 7 de maio, às 8h45, na Associação de Hospitais de Minas Gerais - AHMG. Entre as principais atividades está a produção de um Glossário sobre temas utilizados pelo setor de saúde, para melhor orientação da imprensa;
  • Representantes das entidades de ensino de todo o Estado serão recebidos novamente pelo IBEDESS, dia 11 de abril, dando continuidade ao projeto de inserção da disciplina de gestão nos cursos de medicina. (Local a definir);
  • Dia 12 de maio, os departamentos da Associação Médica de Minas Gerais - AMMG recebem o presidente da Associação de Hospitais de Minas Gerais - AHMG, Wagner Neder Issa, e a Diretora de Assuntos Institucionais da Belotur, Stella Kleinrath. Na pauta: Projeto Turismo de Saúde.
Foto: Roberto Freitas

IBEDESS e FELUMA Assinam Acordo
 

O IBEDESS e a Fundação Educacional Lucas Machado (Feluma), entidade mantenedora da Faculdade de Ciências Médicas de MG, firmaram um contrato de cooperação técnica para o desenvolvimento de pesquisas e ensino na área da saúde.
A assinatura do acordo aconteceu durante a solenidade de abertura do I Simpósio Acredita Minas, dia 16 de abril.  Na ocasião, o Secretário de Estado da Saúde de MG, Antônio Jorge de Souza Marques, e os presidentes da UNIMED BH, Helton Freitas, e da Associação de Hospitais de MG, Wagner Neder Issa, foram agraciados com o Prêmio Acredita Minas, como representantes das entidades responsáveis pela implementação das metodologias de Acreditação em MG.

Influenza A (H1N1)

Segundo o Ministério da Saúde, a estratégia de vacinação contra a gripe H1N1 avançou rapidamente nos últimos dias, com o registro ( até 28 de abril) de 40 milhões de pessoas vacinadas (60% dos convocados).
A campanha foi prorrogada até 7 de maio para os portadores de doenças crônicas, crianças entre 6 meses e 2 anos e pessoas de 20 a 29 anos. A última etapa acontece a partir de 10 de maio para a população de 30 a 39 anos.
É importante ressaltar que o grande número de boatos que circularam na internet, bem como a declaração de pessoas sobre os efeitos colaterais da vacina, assustaram a população, resultando em uma baixa da cobertura vacinal.  Segundo o Ministéro da Saúde, a vacinação é muito importante e as reações, que não ocorrem na maioria das pessoas, são iguais aos da vacina da gripe comum: febre, dor no corpo e calafrios. 

Dengue

O Comitê de Enfrentamento da Dengue se reúne nesta sexta-feira, 30 de abril, às 15 horas, na Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais. 
A mensagem da SES/MG é clara: a situação da dengue é grave e o combate à doença deve ser intensificado. É preciso que todos se comprometam nesta luta e o mais importante é transformar informação em ação, divulgou em seu site.
O número de casos aumentou significativamente na maioria dos estados brasileiros, apesar da forte mobilização. Mas se há informação,  porque não conseguimos vencer o problema?  Provavelmente a resposta está no inÍcio tardio das ações. Combater a dengue deve fazer parte dos hábitos da população durante todo o ano e não apenas  nos períodos críticos. 

Iniciativas e documentos: 

Relatório de atividades - IBEDESS

Boletim Epidemiológico - SES/MG - 22/04

Dengue Oficina Tutores