E-MAIL:    SENHA: 







E-mail
Senha
 
Cadastre-se!
Enviar para um amigo  |  Imprimir  |  Voltar
IBEDESS > NOTÍCIAS > NEWSLETTER

Carlos Eduardo Ferreira, Marcos Pestana e Antônio Jorge
Edição 13 - Março de 2010

Acontecimentos

Observatório
O Seminário Nacional Observatório de Custos Hospitalares e da Assistência Farmacêutica  como Estratégia de Inovação e Benefício Social, realizado dias 10, 11 e 12, no BDMG, promoveu a troca de experiências e deu início a importantes debates. 
A abertura do evento foi realizada pelo Ex-Secretário de Estado de Saúde de MG, Marcos Pestana. Ele falou sobre a situação atual dos hospitais no Estado, fazendo referência ao número inadequado de leitos, falta de resolutividade e de gestão. Pestana também ressaltou o fato de 80% da população depender do SUS, tornando vital para o Sistema um "centro de inteligência de economia da saúde", capaz de vencer o subfinanciamento e criar medidas eficazes que permitam avanços em temas como judicialização,   incorporação tecnológica e qualificação profissional.
Cesar Vieira, consultor do IBEDESS,  apresentou as experiências de gestão  de custos hospitalares e de assistência farmacêutica nos países desenvolvidos.
Um documento técnico sobre os temas abordados no seminário está sendo produzido pelos palestrantes.
Mais informações. 

 
Homenagem
O presidente do IBEDESS, Carlos Eduardo Ferreira, participou da cerimônia de homenagem ao Ex-Secretário de Estado de Saúde de Minas Gerais, Marcos Vinicius Caetano Pestana  da Silva.
A cerimônia, realizada dia 23, em BH, marcou o reconhecimento dos profissionais da Secretraria, autoridades e parceiros, aos seus sete anos de dedicação ao setor de saúde.

Agenda

Gestão na Graduação
Na próxima terça-feira, 30 de março, o IBEDESS recebe os coordenadores dos cursos de medicina de todo o Estado para apresentar a proposta elaborada pelo médico, professor e conselheiro do Instituto, como presidente da ASASPE, Virgílio Baião Carneiro.
A iniciativa pretende criar mecanismos para preparar os estudantes para a administração da vida profissional, na relação com o SUS, operadoras de planos de saúde, hospitais ou suas próprias unidades de atendimento, garantindo aos egressos das Faculdades de Medicina uma melhor compreensão do mercado de trabalho.

Hospitalar

O IBEDESS  participará dos Congressos promovidos pelo ClasSaúde durante a Hospitalar, de 25 a 28 de março, em SP. O Instituto também irá apresentar um documento técnico sobre as necessidades de uma legislação específica para o Sistema de Saúde Suplementar.
Mais informações e a programação completa do evento estão disponíveis no site: www.classaude.com.br
 

Agentes se preparam para a Força Tarefa - Foto: André Brant

Dengue

A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais promoveu, dia 23, no Parque Municipal de BH, o lançamento da Força Tarefa de combate à dengue. 60 novos agentes foram contratados para atuar em Divinópolis, Luz, Iguatama, Curvelo, Buenópolis, Pompéu e Paraopeba. O Estado disponibilizou 4 microônibus, 6 UBVs (Ultra Baixo Volume/ Fumacê) e 6 caminhonetes.
 A Secretaria também inovou nas ações de comunicação, com a criação do jogo Dengue Ville no Orkutmgcontraadengue no Twitter.
Os dados da dengue em Minas Gerais podem ser acompanhados pelo site da SES/MG.

Capital Mineira
A Secretaria Municipal de Saúde de Belo Horizonte divulgou, neste dia 24, o registro de 12.502 notificações de casos de dengue. Desse total, 5.145 confirmados, 1.707 descartados e 5.650 aguardam resultados de exames. A região de Venda Nova é a que apresenta maior número, com 1.886 confirmações. Foram confirmados mais sete casos de dengue com complicações, chegando a um total de 23; e dois casos de Febre Hemorrágica de Dengue, no total de 6 casos, em relação ao balanço anterior.
Na última terça-feira, dia 23, o Conselho do IBEDESS recebeu o Secretário Adjunto da Secretaria Municipal de Saúde de Belo Horizonte, Fabiano Pimenta, para uma avaliação da situação da dengue na capital mineira. Segundo Fabiano, o clima atual favorece a proliferação do Aedes aegypit, situação que deve se agravar nas próximas semanas, exigindo um esforço maior de  todos nas ações de combate ao mosquito.
O Secretário também solicitou aos profissionais de saúde que mantenham a notificação, ação importante para o registro e adoção de medidas preventivas da doença.
Dengue: Manuais e protocolos

Influenza A (H1N1)

No dia 8 de março teve início a vacinação contra a Influenza A (H1N1). De acordo com o Ministério da Saúde, é preciso lembrar que não se trata de uma campanha de vacinação, mas sim de uma estratégia para proteção dos grupos de maior risco.  Desta forma, foram estabelecidas as seguintes datas e grupos:   

*Trabalhadores da rede de atenção à saúde e profissionais envolvidos na resposta à pandemia - 08/03 a 19/03;
*Gestantes (mulheres que engravidarem após esta data poderão ser vacinadas nas demais etapas da campanha) - 22/03 a 02/04;
*Doentes crônicos (Idosos com doenças crônicas serão vacinados em data diferente, durante a campanha anual de vacinação contra a gripe sazonal) -  22/03 a 02/04;
*Crianças de seis meses a menores de dois anos - 22/03 a 02/04;
*População de 20 a 29 anos -  05/04 a 23/04;
*População de 30 a 39 anos - 10/05 a 21/05.
Leia: Nota de esclarecimento sobre estratégia de vacinação/Ministério da Saúde.

Esclarecimentos sobre os grupos prioritários e notas técnicas devem ser obtidos no site do Ministério da Saúde.

Comunicação

O IBEDESS tem utilizado algumas ferramentas de comunicação para interagir com você. 
Para que sejam eficientes, elas são monitoradas e atualizadas diariamente pela assessoria de imprensa do IBEDESS,  bem como esta newsletter elaborada mensalmente com os principais assuntos discutidos pelo Instituto no período.
Conheça e participe!
Site IBEDESS -  Divulga eventos e iniciativas do Instituto, suas entidades e  parceiros; Oferece clipping diário com matérias da área da saúde publicadas nos principais jornais do país; Apresenta uma biblioteca com publicações nacionais e internacionais, links de interesse e um espaço para debates.
Blog   - Espaço democrático que permite a apresentação de temas e artigos para discusão.
Twitter  - Envia a seus seguidores informações sobre o setor de saúde em geral: eventos, regulamentação, política, economia, etc