E-MAIL:    SENHA: 







E-mail
Senha
 
Cadastre-se!
Enviar para um amigo  |  Imprimir  |  Voltar
IBEDESS > NOTÍCIAS > NEWSLETTER

Câmara Técnica de Saúde e Biotecnologia - CODECOM - Nº1/Março 2010

O Secretário Municipal de Planejamento, Orçamento e Informação, Helvécio Miranda Magalhães Júnior, recebeu, dia 26 de fevereiro, na sede da Secretaria, os integrantes da Câmara Técnica de Saúde e Biotecnologia, para definição das ações imediatas da Câmara.
Cesar Vieira, consultor do IBEDESS - Instituto Brasileiro para Estudo e Desenvolvimento do Setor de Saúde apresentou a Proposta de Plano de Trabalho da Câmara. O objetivo geral é desenvolver a cadeia produtiva de saúde e biotecnologia de BH e entorno, visando melhorar saúde, trabalho, emprego e renda da sua população.
Para eficácia  da proposta foram identificados três itens fundamentais:
1) Diagnóstico:  Reunir informações técnicas e dados estatísticos relevantes para as atividades da Câmara, considerando custos, remuneração e incentivos aos serviços de saúde;
2) Qualificação de mão de obra: Ampliar as oportunidades de emprego e renda e a qualidade dos serviços prestados;
3) Comunicação: Promover o diálogo efetivo e o intercâmbio permanente de informações entre os integrantes das diversas Câmaras.

A Câmara Técnica de saúde e Biotecnologia também sugeriu alguns temas para ampliação do diálogo entre as Câmaras do CODECOM:
•Câmara de Inovação, Ciência e Tecnologia: Produção e incorporação de tecnologias;
•Câmara Infra-estrutura urbana: Redes de atenção, transporte de pacientes;
•Câmara Tecnologia da Informação: Informática em saúde;
•Câmara Desburocratização: Gestão do SUS e do SSS;
•Câmara Comércio: Comércio de serviços, insumos e seguros;
•Câmara Emprego e qualificação: Formação e gestão do trabalho em saúde;
•Câmara Integração Metropolitana: Consórcios e redes de atenção;
•Câmara Meio Ambiente: Ambiente e saúde;
•Câmara Moda:  Produção e comércio de uniformes.

A coleta de informações para elaboração do diagnóstico do setor está em andamento e propostas para qualificação da mão de obra serão apresentadas no próximo encontro. Para ampliação do diálogo, o IBEDESS disponibiliza espaço em seu site. Participe!

Turismo de Saúde

O Projeto desenvolvido pela Câmara Técnica de Saúde e Biotecnologia tem como objetivo incrementar o setor hospitalar da RMBH, atraindo pacientes internacionais que atualmente optam pela China e Índia para a realização de seus tratamentos. Entre os clientes potenciais: japoneses, americanos, ingleses, italianos, angolanos e canadenses, além de brasileiros que buscam pela assistência oferecida pelos hospitais de São Paulo.
A iniciativa conta com a coordenação do Presidente da Associação de Hospitais de Minas Gerais (AHMG), Wagner Neder Issa, com apoio da Belotur,  IBEDESS e suas entidades. Para  representatividade de todo o setor de saúde, participam das reuniões a Associação Médica de Minas Gerais (AMMG), Santa Casa de Belo Horizonte e UNIMED BH.
A Belotur tem atuação relevante no Projeto, sendo responsável pela identificação, preparação e capacitação de infra-estrutura de rede local - receptivos, hotéis, passeios extras, transporte e qualificação dos profissionais do setor.
Para participar do Projeto o hospital precisa preencher requisitos importantes, que assegurem a qualidade dos serviços prestados. Entre eles: acreditação ONA Nível 2; apresentar portifólio de serviços médicos e amenidades, assinar contrato com a AHMG e aderir ao programa de treinamento para hospital e médico, entre outros.
No momento, a AHMG está desenvolvendo um site específico para o Projeto e os 12 hospitais que, atualmente, participam do Programa trabalham para a excelência dos serviços.
Vale ressaltar o papel importante da Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Informação, contribuindo como facilitadora na implantação e operacionalização do Pojeto.

Atividades

A participação das entidades que compõem a Câmara em eventos representativos do setor é intensa.
Entre eles podemos destacar: 

  • II Conferência Metropolitana de BH; 
  • Comissão de Saúde da ALMG: Gestão Integrada na RMBH;
  • Feira INOVATEC;
  • Missão BH-Tec aos EUA;
  • Projeto Turismo de Saúde;
  • Comitê de Enfrentamento da Dengue e Gripe Suína;
  • Fórum SMSBH e Entidades Médicas – BH pelo Parto Normal;
  • Seminário Observatório de Custos Hospitalares e de Assistência Farmacêutica;
  • Convênio AD/RMBH - IBEDESS.
Participação

O IBEDESS é constituído pelas seguintes entidades: Associação Brasileira de Medicina de Grupo de Minas Gerais (ABRAMGE-MG); Associação dos Hospitais de Minas Gerais (AHMG); Associação dos Serviços Assistenciais de Sáude Próprios de Empresas de Minas Gerais (ASASPE-MG); Associação Médica de Minas Gerais (AMMG);  Federação das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos de Minas Gerais (FEDERASANTAS), representada pela Santa Casa de Misericórdia de Belo Horizonte; Federação das Unimeds de Minas Gerais (UNIMED-MG); Federação Nacional de Cooperativas Médicas (FENCOM); Sindicato dos Hospitais, Clínicas e Casas de Saúde do Estado de Minas Gerais (SINDHOMG) e Unimed Belo Horizonte (UNIMED-BH). Também participam da Câmara Técnica de Saúde e Biotecnologia: FUNED, Belotur, SMS/BH, Sindusfarq, IEL/FIEMG  e Central dos Trabalhadores.