E-MAIL:    SENHA: 







E-mail
Senha
 
Cadastre-se!
Enviar para um amigo  |  Imprimir  |  Voltar
IBEDESS > NOTÍCIAS > NEWSLETTER

Edição 09 - Novembro de 2009

II Conferência da RMBH

Teve início nesta segunda-feira, dia 9 de novembro, a II Conferência da Região Metropolitana de Belo Horizonte, na torre Alta Villa, em Nova Lima. O evento acontece de 2 em 2 anos e é promovido pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional e Política Urbana – SEDRU e sua empresa vinculada Agência de Desenvolvimento da RMBH.
O objetivo é provocar o debate e a análise das experiências e alternativas para os temas críticos da RMBH, abrindo espaço para proposições a partir de  reuniões de articulação, colóquios e oficinas qualificadas.
Representantes do Estado, dos Municípios e da Sociedade Civil prestigiaram a abertura do evento, demonstrando interesse na concretização do Pacto Metropolitano pela Sustentabilidade, proposto pela Agência RMBH.
A oficina Gestão Integrada da Saúde / Agenda 2010, acontece na quarta-feira, dia 11, às 14 horas.
 
Prefeito de Belo Horizonte, Márcio Lacerda
CODECOM

O Prefeito de Belo Horizonte, Márcio Lacerda, abriu a última reunião do Conselho de Desenvolvimento Econômico de Belo Horizonte – CODECOM, realizada dia 6 de dezembro, na Prefeitura de Belo Horizonte, falando sobre a ampliação do diálogo permanente com a sociedade e seus representantes, bem como da importância de transformar a capital mineira em uma “Cidade Criativa”, com iniciativas que criem novas oportunidades, levem ao desenvolvimento sustentável e favoreçam a qualidade de vida.
Durante a reunião, foi apresentado o Planejamento Estratégico com seu programa "BH Metas e Resultados". Ele estabelece ações de curto prazo (2009 e 2012) e visa a construção da Belo Horizonte desejável em 2030(2010/2030).
O novo modelo de gestão estratégica prevê a avaliação dos resultados das políticas públicas e dos programas em andamento. Foram estabelecidas 12 Áreas de Resultados e 40 Projetos Sustentadores. Conheça.
Helvécio Miranda Magalhães Júnior, Secretário de Planejamento e coordenador da Câmara Técnica de Saúde e Biotecnologia, destacou o empenho do IBEDESS e demais entidades para a realização dos projetos do setor, além da importância da integração entre as Câmaras.
A próxima reunião da Câmara Técnica de Saúde e Biotecnologia é nesta quinta-feira, dia 12 de novembro. Estão na pauta do encontro o Projeto de Turismo Médico e a apresentação do Sebrae/IEL sobre a missão mineira de Biotecnologia aos EUA.

Eventos

Neste mês de novembro ocorrem importantes eventos na área da saúde.
Dias 16, 17 e 18 acontece o 1º Seminário de Gestão Hospitalar e Serviços de Saúde, realizado pela FEDERASSANTAS, em parceria com o Centro Universitário UNA. O objetivo é reunir  alunos dos cursos de Gestão Hospitalar e profissionais da Saúde para uma análise de temas como: Inovação e Tecnologias; Gestão da Informação em Saúde; Mercado de Trabalho e Acreditação Hospitalar, entre outros. Mais informações: (31) 3241 4312.

Buscando a melhoria da assistência, a Associação de Hospitais de Minas Gerais e a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais – SES/MG assinam o I Fórum da Gestão pela Qualidade na Saúde - Novas Perspectivas na Gestão Hospitalar.  A iniciativa é direcionada aos hospitais de referência das macros e micros regiões do Estado de Minas Gerais que já participam de programas desenvolvidos pela Secretaria. O evento ocorre dia 17 de novembro, no Hotel Ouro Minas, em Belo Horizonte. 

A Associação Médica de Minas Gerais – AMMG promove o Fórum "O Médico, o Sonho e o (Des) Encanto", dias 20 e 21 de novembro. Entre os temas abordados: Formação Médica; Prática Médica; A Saúde e a Doença e o Encontro Médico-Paciente.
Informações e inscrições: 3247-1600 ou no site: www.ammg.org.br  

Mônica Monteiro de Castro; José Carlos Collares Filho; Porfírio Andrade; Carlos Eduardo Ferreira; Castinaldo Bastos Santos e José Augusto Ferreira.
Projeto de gestão em serviços de urgência e emergência

Dia 27 de outubro, o IBEDESS realizou o Seminário Pronto Atendimento: Gestão, Modelo Remuneratório e Soluções. O evento reuniu 70 pessoas entre médicos, profissionais da saúde e representantes de hospitais e operadoras.
José Augusto Ferreira, presidente da  Federação Nacional de Cooperativas Médicas - FENCOM, apresentou o modelo de gestão desenvolvido pela entidade e demonstrou que é possível modificar o contexto atual com medidas simples e recursos existentes. A UNIMED BH utiliza o modelo proposto e investe em ações com foco na estrutura assistencial e projetos de qualificação. Leia as apresentações.
No Grupo Santa Casa de Belo Horizonte foi implantado, no segundo semestre deste ano, um novo sistema de gestão para otimizar o acolhimento e a assistência aos pacientes. O Sistema de Triagem de Prioridade de Manchester, com suporte de softwares específicos para a atividade, classifica os pacientes, contribuindo para a definição do atendimento. Os resultados são positivos. De setembro a outubro houve uma redução de 63,87% para 44,05% nos atendimentos desnecessários.Leia.
Ao final do evento, o IBEDESS apoiou a proposta da Fencom, que se encontra disponível para aplicação junto às instituições. Novas discussões também serão agendadas para adequação dos pontos divergentes que possam existir.
Os interessados em conhecer o modelo da  FENCOM podem entrar em contato pelo telefone: (31) 3232-5050