E-MAIL:    SENHA: 







E-mail
Senha
 
Cadastre-se!
Enviar para um amigo  |  Imprimir  |  Voltar
IBEDESS > NOTÍCIAS > NEWSLETTER

Edição 06 - Agosto 2009

Influenza A (H1N1)

O Comitê de Enfrentamento da Influenza A (H1N1) divulgou o novo Protocolo  Estadual de Vigilância e Assistência aos Casos de Influenza A (H1N1), leia.  A principal mudança foi a definição de sinais de alerta precoce para Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG). Também foram alteradas algumas recomendações sobre o uso do medicamento Oseltamivir.
O Secretário de Estado de Saúde, Marcus Pestana, encaminhou uma carta aos médicos informando sobre a situação do enfrentamento da Influenza H1N1 no Estado e solicitando que haja um compartilhamento  das recomendações técnicas preconizadas pelo Comitê, leia.
 
Eventos

O Ensino da Gestão na Graduação Médica

Com o objetivo de fornecer e ampliar o conhecimento dos graduandos de medicina  sobre o mercado de trabalho, as relações com o SUS e o Sistema Suplementar, a Sociedade de Médicos Gestores e o  IBEDESS promovem, dia 23 de setembro, às 19 horas, na Associação Médica de Minas Gerais  - AMMG (Av. João Pinheiro, 161 - Centro - Belo Horizonte  / MG) o Seminário "O Ensino da Gestão na Graduação Médica". O evento é gratuito e as incrições podem ser feitas pelo e-mail: ibedess@ibedess.org.br

ANS e AMCHAM

A Agência Nacional de Saúde Suplementar - ANS  realiza em Belo Horizonte, no Hotel Ouro Minas, dias 1 e 2 de setembro, o Encontro ANS - Edição Minas Gerais. O evento irá debater entre outros temas: Portabilidade;  Regulação de Planos Coletivos e Qualificação dos Prestadores de Serviço de Saúde.

O Comitê Estratégico de Saúde da Câmara Americana de Comércio  - AMCHAM realiza, no próximo dia 31 de agosto, um debate com os players da Área de Saúde no Estado de Minas Gerais. Carlos Eduardo Ferreira, Cesar Vieira, Wagner Neder Issa e José Carlos V. Collares Filho participam do debate.

Qualificação

A Fundação Mineira para o Desenvolvimento Hospitalar - FMDH abriu as inscrições para o curso de Engenharia de Manutenção Hospitalar na Gestão para Resultados. As aulas têm início dia 18 de setembro e acontecem sempre às sextas-feiras e sábados, na UFMG, Campus Pampulha. Informações e inscrições pelo telefone: (31) 3296-0076
Desenvolvimento Econômico e Turismo

O IBEDESS apresentou ao Conselho Municipal de  Desenvolvimento Econômico de Belo Horizonte - CODECOM seu Plano de Trabalho para participação na Câmara Técnica de Saúde e Biotecnologia , leia.
Hoje, dia 26 de agosto, aconteceu a apresentação do grupo de Biotecnologia, dando continuidade à agenda proposta pelo Conselho.
Ainda sobre parceria público-privada, o IBEDESS  comunica o importante avanço do projeto Turismo de Saúde, com a apresentação do presidente da Associação de Hospitais de Minas Gerais - AHMG, Wagner Neder Issa, à Belotur. A AHMG iniciou um importante trabalho na RMBH, que conta com a adesão de hospitais de referência, Associação Médica de Minas Gerais - AMMG  e demais entidades que compõem o IBEDESS.  A AHMG também promoveu uma palestra com a Diretora Geral da Prime Medical Concierge - Mariana Palha, aos hospitais participantes do projeto. Leia apresentação.

Gestão Integrada

A Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa de Minas Gerais promoveu, dia 12 de agosto, uma audiência pública sobre o Projeto de Gestão Integrada da Saúde na Região Metropolitana de Belo Horizonte.
Após a exposição do  Diretor Geral da Agência de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Belo Horizonte, José Osvaldo Guimarães Lasmar, o Secretário Municipal de Saúde de Belo Horizonte, Marcelo Teixeira, ressaltou a necessidade de financiamentos para o setor e o fato de 40% dos atendimentos realizados na capital serem destinados a pacientes vindos de outras cidades.
O presidente do IBEDESS, Carlos Eduardo Ferreira,  enfatizou a importância da parceria público-privada para o sucesso das ações propostas. Também foram apresentados modelos bem sucedidos de gestão, como o Consórcio da Região de Betim, pelo Secretário Executivo do Consórcio Municipal de Saúde, João Luiz Teixeira,  e o programa de atendimento de urgência e emergência desenvolvido no Norte de Minas, apresentado pela técnica e representante do Estado, Adriana Mafra. 
Diante de alguns impasses, referentes ao papel executor e a falta de regulamentação e financiamento da Agência de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Belo Horizonte, o presidente da Comissão de Saúde, Deputado Carlos Mosconi, propôs a criação de uma comissão para avaliar o papel da  Agência na área da gestão integrada da saúde.
Uma data para o próximo evento será marcada pela Comissão de Saúde da ALMG.