E-MAIL:    SENHA: 







E-mail
Senha
 
Cadastre-se!
Enviar para um amigo  |  Imprimir  |  Voltar
IBEDESS > NOTÍCIAS > NEWSLETTER

Edição 03

Hospitalar

O IBEDESS já confirmou presença na Hospitalar - Feira Internacional de Produtos, Equipamentos, Serviços e Tecnologia para Hospitais, Laboratórios, Farmácias, Clínicas e Consultórios, que acontece em São Paulo, de 2 a 5 de junho.
Maior evento da América Latina no segmento, a Hospitalar reúne 1.100 expositores. Entre os visitantes estão profissionais das diversas áreas da saúde,  pesquisadores, dirigentes hospitalares, médicos e gestores. 
Os representantes do IBEDESS participam do 14º Congresso Latino-Americano de Serviços de Saúde e da 6ª Jornada de Aspectos Legais para Gestores e Advogados da Saúde, promovidos pela ClasSaúde. Em parceria com o Sindicato dos Hospitais do Estado de São Paulo - SINDHOSP, o IBEDESS promove a divulgação do livro Desempenho Hospitalar no Brasil - Em Busca da Excelência, de Bernard Couttolenc e Gerard M. La Forgia, cuja versão em português, patrocinada pelo Instituto e o Banco Mundial, foi lançada em fevereiro, em Belo Horizonte.
Mais informações  sobre os eventos estão disponíveis nos sites: www.hospitalar.com.br e www.classaude.com.br

 

IBEDESS Participa do CODECOM

O IBEDESS participou  da reunião do Conselho de Desenvolvimento Econômico de Belo Horizonte - CODECOM, realizada dia 30 de abril, na Prefeitura de Belo Horizonte, quando o prefeito da capital, Márcio Lacerda, oficializou a retomada do funcionamento da entidade, criada em 1999. 
Composto por representantes da sociedade civil e do poder público, o CODECOM propõe ser um espaço de diálogo qualificado, que possibilite a realização de alianças estratégicas,  promovendo a implantação e a expansão de empreendimentos, visando o crescimento da oferta de empregos, da circulação de bens e da arrecadação para o município.
Para inicio das atividades, foram criadas Câmaras Temáticas e Setoriais, dedicadas a: Inovação Tecnológica, Infra-Estrutura Urbana; Tecnologia da Informação; Turismo; Qualificação Profissional;  Meio Ambiente, Saúde e Biotecnologia, entre outras. 
Dia 9 de junho, o Secretário de Planejamento, Orçamento e Informação de BH, Helvécio Miranda Magalhães Júnior, participa da reunião do Conselho Administrativo do IBEDESS, quando o tema será abordado.  

Tecnologia em Saúde 

Com o objetivo de auxiliar a tomada de decisão dos profissionais de saúde, médicos e gestores, o Grupo de Avaliação de Tecnologias em Saúde – GATS, sob a coordenação da médica Silvana Bruschi Kelles, realiza importantes estudos sobre diversos temas.
São investigações minuciosas sobre práticas clínicas, consequências econômicas e sociais das tecnologias em saúde, compreendendo desde medicamentos, equipamentos e procedimentos técnicos até seus impactos na atenção e cuidados com a saúde dos pacientes.
A incorporação inadequada de tecologias implica em riscos para os usuários, ineficiência das atividades e gastos financeiros desnecessários.
No site do IBEDESS estão disponíveis grande parte dos pareceres publicados e atualizados. Veja aqui.

Entrevista

Cesar Vieira, consultor do IBEDESS, em entrevista à jornalista Mírian Pinheiro, da ABRAMGE-MG, fala sobre sua experiência na área de planejamento da Organização Pan-Americana de Saúde - OPAS, os desafios da saúde no Brasil e o cenário internacional. Leia aqui.
Parceria de Sucesso

A Aliança de Combate à Dengue que envolveu as Secretarias Estadual e Municipal de Saúde e os representantes da sociedade civil, levando ao aumento de 20% no número de notificações de casos suspeitos de dengue e uma redução de casos confirmados na capital mineira, será agora ampliada para outras áreas.
A Secretaria Municipal de Saúde de Belo Horizonte manteve as reuniões realizadas quinzenalmente e apresentou uma agenda com temas diversos que serão trabalhados ao longo do ano. Na pauta deste mês: vacinação dos idosos contra a gripe, com a campanha ampliada até o dia 29 de maio, e educação alimentar, convocando as empresas a informarem seus funcionários e familiares sobre a importância de uma boa alimentação para uma vida mais saudável. O material está disponível no site do IBEDESS - Projeto Alimentação Saudável.  
Quanto a dengue, o Secretário de Saúde de Belo Horizonte, Marcelo Teixeira, alerta sobre a necessidade dos parceiros manterem os trabalhos de mobilização, mesmo quando ocorre queda de temperatura e das chuvas, já que os ovos do mosquito sobrevivem por 12 meses. Para eliminá-los é importante lavar com escova e sabão locais onde os ovos possam ter sido depositados, como os pratos dos vasos de plantas. Para se tornar um parceiro ou acompanhar as últimas pesquisas realizadas, acesse o site da Aliança Contra a Dengue.
Ação Global

O IBEDESS foi convidado pelo Serviço Social da Indústria - SESI e pela Rede Globo Minas para participar da Ação Global, que acontece dia 30 de maio, de 9h às 16h, no bairro Maria Goretti, em Belo Horizonte. Considerado como um passaporte para a cidadania, o evento proporciona diversos serviços nas áreas de educação, saúde, esporte, lazer e responsabilidade social.
O IBEDESS, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Belo Horizonte, Associação Médica de Minas Gerais - AMMG, Federassantas, VITAE - Gestão em Saúde, Laboratório São Marcos, Centro Universitário UNA e União Nacional das Instituições de Autogestão em Saúde - UNIDAS-MG, promove as seguintes atividades:
Ginástica Lian Gong; apresentações artísticas do Núcleo Mobiliza SUS; Medida da pressão arterial e dos índices de glicemia e massa corporal; Palestras sobre sexualidade e os malefícios do tabagismo; Orientações sobre os benefícios do parto normal e a importância do auto-exame de mama; Laboratórios de zoonoses e vacinas.