E-MAIL:    SENHA: 







E-mail
Senha
 
Cadastre-se!
Enviar para um amigo  |  Imprimir  |  Voltar
IBEDESS > NOTÍCIAS > NEWSLETTER

Edição 02

Dia Mundial da Saúde

 

Hoje é o Dia Mundial da Saúde. Este ano o tema escolhido pela Organização Mundial da Saúde é: "Quando Acontecem Desastres os Hospitais Seguros Salvam Vidas".

O objetivo é preparar as instituições de saúde para resistir aos impactos físicos causados por desastres, bem como capacitar seus profissionais, garantindo um atendimento seguro e de qualidade.

No Brasil, a Organização Pan-Americana da Saúde realiza um debate com a presença da Defesa Civil e da Secretaria Estadual da Saúde de Santa Catarina, com enfoque no enfrentamento das inundações ocorridas em 2008, os aspectos positivos e dificuldades encontradas.
O encontro acontece em Brasília, ampliando as discussões sobre o envolvimento do SUS, o papel do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência - SAMU e da Defesa Civil, além de uma abordagem mais sustentável sobre estrutura física, planejamento, recursos humanos e atuação no momento de crise. 

No site da Organização Pan-Americana da Saúde estão disponíveis documentos diversos sobre o tema:

www.paho.org:80/spanish/dd/ped/home.htm

Dengue: Índice cai em BH

 

A Aliança de Combate à Dengue, firmada entre os representantes da sociedade civil e a Secretaria Municipal de Saúde, já apresenta resultados, com a queda do índice de infestação larvária em Belo Horizonte.

De acordo com o levantamento do índice rápido do Aedes Aegypti (LIRAa), realizado na segunda quinzena de março, a cada 100 imóveis, 2,2 continham focos do vetor da dengue. Em janeiro, o índice era de 3,9%. A pesquisa é realizada 3 vezes por ano - janeiro, março e outubro, em 32 mil imóveis da capital.

Belo Horizonte encerrou o mês de março com 7.466 notificações, sendo: 1.623 casos confirmados (1.607 clássicos, 15 com complicações e um de febre hemorrágica), 2.968 suspeitas foram descartadas e 2.875 aguardam o resultado dos exames. A região Norte é a mais afetada com 833 casos confirmados.
As entidades que compõem o IBEDESS mantêm uma série de ações mobilizando funcionários, clientes, parceiros e profissionais da saúde. O foco principal, trabalhado nos últimos dias, é referente à necessidade do médico notificar a Secretaria Municipal de Saúde sobre todos os casos suspeitos e confirmados. O formulário online é bastante simplificado e pode ser acessado pelo endereço:
www.pbh.gov.br/smsa/notificacao/
Os hospitais disponibilizam o formulário impresso. Embora pareça extenso, ele contém campos de investigação que serão preenchidos pela própria Secretaria. O médico não pode deixar de informar apenas: dados pessoais do paciente, inicio e quais os sintomas e o local provável de infecção.
As ações de combate ao vetor permanecem durante todo o ano. Mais informações:
www.pbh.gov.br/smsa/aliancacontraadengue

 

Campanha de vacinação

A Secretaria Municipal de Saúde iniciou o cadastramento da população acima de 60 anos, acamada em seu domicílio e impossibilitada de ir aos centros de saúde, para receber a vacina contra a gripe. O cadastramento será realizado até o dia 25 de abril. Os familiares ou responsáveis devem entrar em contato com o centro de saúde mais próximo ou ligar para (31) 3277-7722.

De 25 de abril a 8 de maio ocorre a Campanha Nacional de Vacinação. O objetivo é atender 286 mil idosos em Belo Horizonte.


No ar

O Site do IBEDESS já está disponível pelo endereço www.ibedess.org.br. A proposta é criar um canal interativo entre as instituições, além de registrar os acontecimentos promovidos pelo Instituto e divulgar eventos e iniciativas dos parceiros. Um clipping diário, com matérias da área da saúde publicadas nos principais jornais do país, pode ser acessado.
A Assessoria de Comunicação do IBEDESS solicita a participação e a sugestão de todos para o enriquecimento deste trabalho.