O Ensino da Gestão na Graduação Médica
29/09/2009
Com a proposta de mostrar aos acadêmicos a importância que a área da gestão adquiriu para a Medicina nos últimos anos, o Departamento de Médicos Gestores da Associação Médica de Minas Gerais – AMMG (representado pela Sociedade Mineira de Médicos Gestores – SOMIMG), em parceria com o IBEDESS, realizou o evento intitulado “O ensino da gestão na graduação médica”, no dia 23 de setembro. O encontro aconteceu num auditório da AMMG e reuniu diretores e coordenadores de cursos de Medicina da Região Metropolitana de Belo Horizonte, representantes de várias entidades na área de saúde e um bom número de estudantes de diversas faculdades.
O evento foi o marco do fim da gestão do então Presidente do Departamento de Médicos Gestores, Lincoln Lopes Ferreira, que assumiu o cargo de Diretor Financeiro da entidade. Ele abriu o primeiro painel da reunião, em que mostrou o panorama atual e futuro da área da saúde e explicou o motivo de o ensino da gestão ter se tornado essencial para a formação de um bom médico na atualidade. A discussão que se seguiu teve a participação do Diretor da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais, Francisco Penna; do Diretor Geral da Faculdade de Ciências Médicas, Ludércio Rocha de Oliveira; da Coordenadora do Curso de Medicina do Centro Universitário de Belo Horizonte – UNI-BH, Alessandra Duarte Clarizia e de Maria Valéria Corrêa Pereira, representante da Faculdade da Saúde e Ecologia Humana – FASEH, de Vespasiano. A presença de representantes de instituições públicas e privadas e de cursos tradicionais e recentes enriqueceu ainda mais o diálogo. Já no final do painel, o presidente do IBEDESS, Carlos Eduardo Ferreira, que também abriu o evento, sugeriu a criação de um espaço onde os estudantes de Medicina poderiam desenvolver suas idéias junto ao Instituto.
O segundo painel iniciou-se com a apresentação de Virgílio Baião Carneiro, Presidente da Associação de Serviços Assistenciais de Saúde Próprios das Empresas de Minas Gerais – ASASPE, que determinou novos rumos para a formação acadêmica em Medicina. Já na mesa de discussões, o consultor do IBEDESS, Cesar Vieira, mostrou as iniciativas dos acadêmicos dos Estados Unidos e da Europa no sentido da atualização da grade curricular de seus cursos. O Presidente da Sociedade Acadêmica de Medicina de Minas Gerais, Pedro Moreira Coelho Barroso, também participou dessa mesa e expôs a lacuna do ensino da gestão e do funcionamento de sistemas importantes como o SUS nas principais faculdades do estado. Ele também se propôs a organizar um evento semelhante, mas com ampla participação dos acadêmicos. A discussão também contou com a presença de Wagner Neder Issa, Presidente da Associação de Hospitais de Minas Gerais; do Diretor da ASASPE e da Vitae Gestão em Saúde, Fábio Lage e da Secretária Adjunta da Secretaria Municipal de Saúde de Belo Horizonte, Susana Rates.
O recém-empossado Presidente da SOMIMG, José Américo Cançado Bahia Filho encerrou o encontro, que representou o primeiro passo para o grande movimento de inserção da gestão na graduação médica.
Texto e fotos: Renata Dias Ferreira