E-MAIL:    SENHA: 



E-mail
Senha
 
Cadastre-se!
IBEDESS > EVENTOS REALIZADOS

O Ensino da Gestão na Graduação Médica
29/09/2009

Com a proposta de mostrar aos acadêmicos a importância que a área da gestão adquiriu para a Medicina nos últimos anos, o Departamento de Médicos Gestores da Associação Médica de Minas Gerais – AMMG (representado pela Sociedade Mineira de Médicos Gestores – SOMIMG), em parceria com o IBEDESS, realizou o evento intitulado “O ensino da gestão na graduação médica”, no dia 23 de setembro. O encontro aconteceu num auditório da AMMG e reuniu diretores e coordenadores de cursos de Medicina da Região Metropolitana de Belo Horizonte, representantes de várias entidades na área de saúde e um bom número de estudantes de diversas faculdades.
 O evento foi o marco do fim da gestão do então Presidente do Departamento de Médicos Gestores, Lincoln Lopes Ferreira, que assumiu o cargo de Diretor Financeiro da entidade. Ele abriu o primeiro painel da reunião, em que mostrou o panorama atual e futuro da área da saúde e explicou o motivo de o ensino da gestão ter se tornado essencial para a formação de um bom médico na atualidade. A discussão que se seguiu teve a participação do Diretor da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais, Francisco Penna; do Diretor Geral da Faculdade de Ciências Médicas, Ludércio Rocha de Oliveira; da Coordenadora do Curso de Medicina do Centro Universitário de Belo Horizonte – UNI-BH, Alessandra Duarte Clarizia e de Maria Valéria Corrêa Pereira, representante da Faculdade da Saúde e Ecologia Humana – FASEH, de Vespasiano. A presença de representantes de instituições públicas e privadas e de cursos tradicionais e recentes enriqueceu ainda mais o diálogo. Já no final do painel, o presidente do IBEDESS, Carlos Eduardo Ferreira, que também abriu o evento, sugeriu a criação de um espaço onde os estudantes de Medicina poderiam desenvolver suas idéias junto ao Instituto.
 O segundo painel iniciou-se com a apresentação de Virgílio Baião Carneiro, Presidente da Associação de Serviços Assistenciais de Saúde Próprios das Empresas de Minas Gerais – ASASPE, que determinou novos rumos para a formação acadêmica em Medicina. Já na mesa de discussões, o consultor do IBEDESS, Cesar Vieira, mostrou as iniciativas dos acadêmicos dos Estados Unidos e da Europa no sentido da atualização da grade curricular de seus cursos. O Presidente da Sociedade Acadêmica de Medicina de Minas Gerais, Pedro Moreira Coelho Barroso, também participou dessa mesa e expôs a lacuna do ensino da gestão e do funcionamento de sistemas importantes como o SUS nas principais faculdades do estado. Ele também se propôs a organizar um evento semelhante, mas com ampla participação dos acadêmicos. A discussão também contou com a presença de Wagner Neder Issa, Presidente da Associação de Hospitais de Minas Gerais; do Diretor da ASASPE e da Vitae Gestão em Saúde, Fábio Lage e da Secretária Adjunta da Secretaria Municipal de Saúde de Belo Horizonte, Susana Rates.
O recém-empossado Presidente da SOMIMG, José Américo Cançado Bahia Filho encerrou o encontro, que representou o primeiro passo para o grande movimento de inserção da gestão na graduação médica.


Texto e fotos: Renata Dias Ferreira



Clique para ampliar
Clique para ampliar
Clique para ampliar
Clique para ampliar
Clique para ampliar
Clique para ampliar
Clique para ampliar
Clique para ampliar
Clique para ampliar
Clique para ampliar