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Projeto de gestão em serviços de urgência e emergência

Proposta apresentada pelo presidente da Federação Nacional de Cooperativas Médicas - FENCOM – Dr. José Augusto Ferreira, durante o Seminário Pronto Atendimento: Gestão, Modelo Remuneratório e Soluções, promovido pelo IBEDESS, dia 27 de outubro de 2009.


Pronto Atendimento Hospital São Lucas

Apresentação Dr. Porfírio Andrade, Superintendente Geral da Santa Casa de Misericórdia de Belo Horizonte durante o Seminário Pronto Atendimento: Gestão, Modelo Remuneratório e Soluções, promovido pelo IBEDESS, dia 27 de outubro de 2009.

 

Cenário do serviço de urgência e emergência na experiência da Unimed-BH

A UNIMED BH também participou do Seminário Pronto Atendimento: Gestão, Modelo Remuneratório e Soluções. A apresentação, que está disponível no IBEDESS, foi feita pela Superintendente de Provimento de Saúde da UNIMED BH,  Mônica Monteiro de Castro, e demonstra ações importante desenvolvidas pela instituição. A UNIMED  já investe no modelo proposto pela FENCOM e valoriza ações com foco na estrutura assistencial e projetos de qualificação. Há um diferencial na remuneração dos profissionais e as unidades de pronto atendimento são classificadas e precisam atender a requisitos mínimos como: funcionamento 24 horas, 50% da equipe capacitada em cursos de urgência e emergência, exames de radiologia e patologioa clínica 24 horas e sala de reanimação com dois leitos, materiais e medicamentos. A UNIMED BH também conta com uma estrutura de apoio integrada: aconselhamento telefônico no Alô Saúde UNIMED, utilização do protocolo de Manchester, agenda livre nas unidades próprias, prontuário eletrônico e especialização da rede.