E-MAIL:    SENHA: 






E-mail
Senha
 
Cadastre-se!
IBEDESS > BIBLIOTECA

Enviar para um amigo  |  Imprimir  |  Voltar


Clique no arquivo desejado para fazer o download:
* Para visualizar Arquivos Restritos é necessário acessar a Área Restrita.


Ablação de Endométrio Utilizando a Técnica de Balão Térmico - Thermachoice®

Para mulheres na perimenopausa, com hemorragia disfuncional grave, o tratamento pela técnica de ablação por balão térmico é custo efetiva e segura em comparação às técnicas cirúrgicas disponíveis: histerectomia ou histeroscopia cirúrgica ou ao tratamento com dispositivo intra-uterino hormonal de levonorgestrel?


Cateter Irrigado para Ablação de Foco Arritimogênico

O uso do cateter de ablação irrigado para tratamento da Fibrilação Atrial, Flutter e Taquicardia Ventricular está indicado para todos os pacientes que são acometidos por estas arritmias? Sua utilização é custo-efetivo?


Cateter para Diagnóstico por Ultra-Som - ACUNAV®

O cateter para diagnóstico, intracardíaco, por Ultra-Som (ACUNAV®) que auxilia o tratamento da Fibrilação Atrial por ablação por radiofrequência traz benefícios aos pacientes? Sua utilização é custo-efetiva?


Clínica de Dor - Tratamento da Dor do Paciente Oncológico

O câncer pode estar associado com muitos sintomas, mas a dor é um dos que causam mais medo aos pacientes.


Clipes Endoscópicos Metálicos

Trata-se de uma revisão da literatura com o objetivo de avaliar a utilização do clipe endoscópico metálico para tratamento de sangramento e fístulas do trato gastrointestinal, em polipectomias, fixação de sondas e marcação para cirurgia endoscópica.


Compressor Pneumático Intermitente

Trata-se de uma revisão da literatura com o objetivo de analisar a efetividade do compressor pneumático intermitente (CPI) comparado com outras medidas na prevenção do TEV em pacientes com contra-indicação para anti-coagulação, e verificar se o uso do CPI juntamente com medicação anticoagulantes diminui o risco de TEV.


Embolização de Artéria Uterina para Embolização de Miomas

A embolização de artéria uterina, em pacientes com miomatose, é mais eficaz e segura que outras técnicas cirúrgicas como histerectomia ou miomectomia por cirurgia aberta ou vídeo-laparoscópica?


Fechamento Percutâneo de Defeitos do Septo Cardíaco

Questão Clínica: Revisar as evidências científicas na literatura sobre o benefício do uso do fechamento percutâneo de defeitos do septo cardíaco (atrial e ventricular) comparado ao tratamento cirúrgico tradicional.


Filtro de Proteção Distal para Intervenção Sobre Pontes de Safena

Ao se conseguir a reperfusão de uma artéria coronária, nem sempre os resultados clínicos são os esperados. Apesar da abertura angiográfica da artéria, 25% dos procedimentos não proporcionam a perfusão tecidual adequada. O sucesso na perfusão da microcirculação é um dos determinantes do prognóstico pós-infarto. Foi observada uma discrepância entre o sucesso angiográfico das artérias epicárdicas e a perfusão pela microcirculação do miocárdio.


Implante Mamário Ajustável

A reconstrução imediata de mama com expansor permanente é superior aos expansores temporários em dois estágios? Quais as vantagens? Quais os riscos? O procedimento com expansor permanente é custo-efetivo?


Indicações de Infliximabe na Doença de Crohn

A doença de Crohn é uma condição inflamatória crônica, de etiologia desconhecida que pode afetar qualquer porção do trato gastro-intestinal, desde a boca até a região perianal.


Linfonodo Sentinela no Câncer de Mama

A abordagem cirúrgica da axila no câncer de mama tem como objetivos principais o estadiamento e controle local da doença.


Mamografia Digital

O câncer de mama é uma das principais causas de morte entre as mulheres no mundo ocidental. Quando diagnosticado precocemente apresenta excelente prognóstico. As altas taxas de mortalidade estão relacionadas ao diagnóstico tardio. Logo, a busca pelo método diagnóstico precoce mais eficiente se justifica.


Mapeamento Eletro-Anatômico Tridimensional Cardíaco

Uso de mapeamento tridimensional eletro-anatômico no tratamento de arritmias cardíacas, através de ablação por cateter de radiofreqüência.
Diagnóstico e tratamento.

 


Obesidade Mórbida

Sumário de Evidências e Recomendações para Cirurgia Laparoscópica para o Tratamento da Obesidade Mórbida em Adultos


Oclusão do Forame Oval Patente por Via Percutânea (Prótese de Amplatzer®)

Cerca de 30 a 35% dos acidentes vasculares cerebrais isquêmicos são considerados criptogênicos. A prevalência aumentada de forame oval patente entre as vítimas de eventos isquêmicos cerebrais de origem não definida levou à hipótese de que a embolia paradoxal seja a causa de parte destes eventos.
O diagnóstico da embolia paradoxal exige a demonstração de um trombo transpondo o forame oval ou outro defeito intracardíaco, o que já foi demonstrado através da ecocardiografia.1 Entretanto, a relação causal entre a presença de forame oval patente, tromboembolismo venoso e um evento de isquemia cerebral é sempre presuntiva.
O objetivo deste estudo é avaliar a literatura disponível sobre este assunto, analisar o grau de confiabilidade das evidências que indicam o forame oval patente como um fator de risco para acidentes vasculares cerebrais e saber se a oclusão do mesmo tem impacto maior que o tratamento clínico, com antiplaquetários ou anticoagulante, sobre a recorrência de eventos isquêmicos cerebrais.


Octreotide

Trata-se de uma revisão da literatura com o objetivo de avaliar a eficácia e segurança do octreotide (Sandostatin®) no tratamento da hemorragia digestiva decorrente de hipertensão portal.


Oxaliplatina no Tratamento Adjuvante do Câncer de Colon

Há evidências consistentes sobre os benefícios de se acrescentar a oxaliplantina ao tratamento padrão com 5-fluorouralcil e ácido folínico, no tratamento do câncer colorretal avançado. Surgiu a perspectiva de se utilizar essa associação na adjuvância, logo após a cirurgia citorredutora, na expectativa de se evitar progressão da doença.


Palivizumabe em lactentes prematuros

Palivizumabe (Synagis®) na prevenção de infecção respiratória por vírus sincicial respiratório em prematuros e lactentes.

Questão Clínica / Mérito: Há benefício com o uso do anticorpo monoclonal palivizumabe na prevenção e/ou atenuação do curso clínico da bronquiolite causada pelo vírus sincicial respiratório? Esta medida profilática é custo-efetiva?
Enfoque:Prevenção


Parafuso de Interferência Bioabsorvível

A reconstrução do ligamento cruzado anterior, por via artroscópica, é um procedimento ortopédico comum, em que se utiliza enxerto de tendão patelar ou de tendão semitendinoso ou grácil. A fixação destes enxertos é feita com o uso de  parafusos de interferência metálicos ou bioabsorvíveis.


Rituximabe em Doenças Auto-imunes - Atualização

Numa revisão da literatura recente, avaliamos os ensaios que estudaram o rituximabe no tratamento da artrite reumatóide moderada ou grave, refratária ao tratamento com drogas modificadoras do curso da doença e a pelo menos um agente inibidor do fator alfa de necrose tumoral. Esta revisão visa a ser uma atualização do documento de 2006, “Uso do rituximabe em doenças auto-imunes”, aplicando-se especificamente ao emprego desta droga na artrite reumatóide.


Sistema para Reparo do Prolapso de Órgãos Pelvicos Femininos

Prolapso de órgãos pélvicos é definido como o deslocamento de um ou mais órgãos pélvicos (útero, vagina, bexiga e intestino) por insuficiência no suporte dos tecidos de fixação1. A prevalência de prolapso, na população feminina adulta, é de 30,8%, dos quais 21% estarão no estádio 3 aos 70 anos. O risco das mulheres serem submetidas à cirurgia para correção de prolapso ou incontinência até os 80 anos é de 11%. A etiologia é complexa e multifatorial. O insucesso da colporrafia com recorrência do prolapso de parede anterior (cistocele) ocorre em torno de 30%. Esse índice elevado de recorrência estimulou a busca de variados tipos de materiais e técnicas cirúrgicas para possibilitar o reforço do assoalho pélvico.16
O objetivo dessa revisão foi avaliar as publicações sobre a correção cirúrgica de prolapso de parede vaginal anterior utilizando o kit NAZCA®.


Substituto de Dura-Máter Patch Bovino

Faz-se imprescindível a substituição da dura-máter em algumas cirurgias neurológicas em que ocorre dano ou necessidade de expansão desta meninge.


Terlipressina

Trata-se de uma revisão da literatura com o objetivo de avaliar o uso da terlipressina no tratamento da Síndrome hepatorrenal tipo 1 (SHR 1).